setembro amarelo

No último fim de semana, com o apoio da Prefeitura Municipal de Igaracy, a Secretaria de Saúde realizou o salão paroquial, importante evento relacionado ao Setembro Amarelo, com o tema: Prevenção ao Suicídio. O tema em si, visa orientar da melhora maneira possível, todas as pessoas que estão passando por dificuldades na questão psicológica e emocional que muitas vezes resulta em isolamento, dor, solidão e até mesmo, o suicídio.

A palestra teve importante participação de quatro voluntários do CVV de Itaporanga, em especial, Fábio e Eliane Mangueira, a qual mostraram para o público presente, as diversas causas que podem levar uma pessoa a cometer suicídio, e como podemos ajudar a evitar isso. Não bastam apenas psicólogos e psiquiatras, é importante que prestemos atenção na mudança de comportamento de um familiar ou de um amigo e buscarmos a melhor forma de ajudá-los.

Além das presenças do chefe de Gabinete, Carlos Adriano Moura, que representou o prefeito Lídio Carneiro, secretários, coordenadores, escolas do município, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Jorge Luiz Vieira da coordenação de Atenção Básica, através da Secretaria Municipal de Saúde e vários profissionais da área, bem como agentes de saúde, psicólogos e representantes da Assistência Social e da fisioterapeuta, Magna Monara.

Portanto, quando nos deparamos com situações drásticas, onde o suicídio aconteceu tentamos nos justificar dizendo que, deveríamos estar mais atentos. Entendam, depois que alguém tira a sua própria vida, só restam dores e consciência pesada. Portanto, prestem mais atenção em seus filhos, pais e pessoas próximas à você. Faça algo antes do pior acontecer. Um simples gesto de carinho e atenção, podem transformar a vida de alguém. Porque, muitas vezes, um abraço faz toda diferença, para quem precisa de tão pouco para ser feliz. Faça a sua parte e esteja atento ao menor sinal de tristeza ou isolamento de alguém que seja do seu convívio.
Você pode salvar uma vida!

Se você precisa de ajuda, o CVV sempre tem alguém disponível para conversar com você.

Ligue para o número 188 e fale tudo o que você sente, que nós podemos ajudá-lo (a).

Ascom Igaracypb