lidio encontro

Lídio Carneiro prefeito de Igaracy participou nesta quarta-feira (13), de uma reunião com prefeitos de algumas cidades do Vale do Piancó, membros do MP e OAB regional, na pauta a criação de uma Lei municipal para atender as mulheres.

Os prefeitos assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta(TAC) para a criação do Organismo de Políticas Públicas para as Mulheres nos municípios participantes da reunião.

Lídio destacou a importância da Lei para assegurar direitos legítimos às mulheres. “Em Igaracy as mulheres já participam efetivamente da gestão, sejam como secretarias municipais, diretoras de escolas, coordenadoras, funcionárias, porém, é necessário para elas, tal legitimação através dessa Lei”.

O prefeito ainda reconheceu que com as mulheres a frente dos trabalhos, os serviços caminham com rigor e com total responsabilidade. Por isso, Lídio foi um dos mais empolgados a participar do debate e assinar o TAC.

Participaram da reunião os prefeitos de Emas, Segundo Madruga, de Piancó, Daniel Galdino, Diogo Richelle de Nova Olinda e Lourival Filho de Aguiar.

O representante do Ministério Público Bertran Asfora, elogiou os gestores e classificou o encontro como positivo e disse que a reunião foi uma conquista das mulheres.

As Secretarias de Politicas para as Mulheres já são realidade tanto no âmbito nacional quanto no estadual e têm como objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas desta sociedade machista.

É preciso ampliar o número de municípios com Plano de Políticas para as Mulheres, porque o plano organiza as ações governamentais em prol da igualdade de gênero e dá força às políticas públicas que contribuem para a construção de um país mais igualitário.

Com base nesse contexto inserem-se os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM) que, a partir de 2003, com a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres vinculada a Presidência da República (SPM-PR), foram difundidos pelo país. Os OPM's são instituições responsáveis pela elaboração, coordenação, articulação e execução de políticas de gênero nos municípios e estados brasileiros.  Até o final de 2014, 695 municípios e 25 unidades federativas adotaram OPM em seus territórios. Em 2019 novos municípios vem desenvolvendo ações para a  elaboração de Lei  para a criação do Organismo Municipal de Políticas para as Mulheres.

Ascom