agendaConsideramos fundamental dar início a gestão com a organização de uma Agenda de Trabalho Político-Administrativa deacordo com as principais áreas: administrativa, democrática, estrutural, documentação orçamentária e financeira, pedagógica, recursos humanos, transporte e merenda escolar, com dados e informações essenciais sobre o contexto geral da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Turismo, dando ênfase a necessidade de conhecer a legislação, as políticas, as diretrizes, os programas e os projetos implantados e em implementação pela gestão anterior. Verificando ainda, os convênios e contratos vigentes e as prestações de contas.

            Ressalta-se como prioridade do ato de governar a Secretaria, a conquista pela autonomia gerencial, a fim de que possa assegurar a Valorização dos Profissionais do Magistério e garantir o direito que a população matriculada na Rede de Ensino Municipal tem ao acesso à permanência e à aprendizagem com qualidade para todos.

 

 ASPECTOS GERAIS   

Composição da Equipe de Trabalho da Secretaria:

ü  Diretores Escolares;

ü  Diretores de departamento;

ü  Coordenadores Pedagógico de Educação e Esporte;

ü  Técnicos.

 

Atualização de Cadastros em Programas e Sistemas:

ü  SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle;

ü  Projeto Presença – Programa Bolsa Família;

ü  Educacenso – INEP;

ü  PDDE Interativo.

 

Reunião de Planejamento dos Cem Primeiros Dias envolvendo servidores e conselheiros que possam dar respostas as questões levantadas sobre:

ü  Plano Municipal de Educação (PME);

ü  Plano de Cargos e Remuneração do Magistério (PCR);

ü  Plano de Ações Articuladas (PAR);

ü  Conselho Municipal de Educação (CME);

ü  Conselho do FUNDEB;

ü  Conselho de Alimentação Escolar (CAE);

ü  Relação com Sindicatos.

 

Leitura da realidade do Município em termos sociais, econômicos, políticos e culturais:

ü  A história do povo e do lugar;

ü  A estrutura política educacional;

ü  Informações socioeconômicas e educacionais atuais do município.

 

Relação entre os Poderes:

ü  Garantir funcionamento dos Conselhos;

ü  Encontrar ponto de equilíbrio e apoio que precisa ter da comunidade escolar, da sociedade organizada dos movimentos sociais e dos órgãos fiscalizadores.

 

Conhecimento do Plano Municipal de Educação (PME) envolvendo todos os profissionais da Educação:

ü  Lei Municipal que institui o plano;

ü  Anexos da Lei que específica as metas e estratégias;

ü  Comissão de Monitoramento e Avaliação;

 

Articulação com o Governo Municipal, Estadual e Federal através de projetos e convênios:

 

ASPECTOS ESPECÍFICOS

 

Organização administrativa e pedagógica da Rede Municipal de Ensino:

ü  Planejamento e orçamento da educação;

ü  Calendário escolar para o ano letivo;

ü  Número da demanda escolar da rede municipal de ensino, para levantamento e distribuição de material didático e de fardamento escolar;

ü  Quantidade de crianças em idade obrigatória que estão fora da escola;

ü  Quantitativo de profissionais do magistério que desempenha docência e suporte pedagógico.

ü  Quantitativo de servidores por função que estão em efetivo exercício lotados na Secretaria de Educação;

ü  Relação dos servidores cedidos para outros órgãos assegurado pelo cumprimento da legislação;

ü  Levantamento de servidores com desvio de função;

ü  Organização e funcionamento do conjunto das unidades escolares municipais;

ü  Levantamento das necessidades básicas das unidades escolares para que funcione regularmente;

ü  Ativar a quadra de esportes;

ü  Elaborar agenda esportiva com os respectivos cadastros de modalidades esportivas;

ü  Inventário de móveis e imóveis;

 

Conhecer a legislação em vigor do Plano Plurianual (PPA):

ü  A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);

ü  A Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

Participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) que vai vigorar entre 2018 e 2021 e da nova Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).

 

Acompanhar a aplicação dos recursos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) no mínimo 25% da receita resultante de impostos (art. 69 da LDB e 212 da Constituição Federal e Recursos do FUNDEB, 60% para Remuneração dos Profissionais do Magistério e 40% utilizado na cobertura das demais despesas consideradas como de “manutenção e desenvolvimento do ensino”

 

 Aprofundar conhecimentos sobre os tipos de transferências do financiamento da Educação:

ü  Transferências permanente: Salário Educação;

ü  Transferências automáticas: PNAE, PNATE, PDDE;

ü  Transferências voluntárias: recursos provenientes de convênios firmados com o Governo Federal e Estadual (Pacto Social) e Plano e Ações Articuladas (PAR).

 

Construção e conquista da autonomia gerencial para elaborar, implementar e gerir políticas públicas na Educação Municipal.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Efetivados os compromissos dos Cem Dias de Gestão, de posse de um diagnóstico da situação da Educação Municipal, terá início a construção do Planeamento Estratégico da Secretaria de maneira participativa e democrática.

Igaracy-PB, em 10 de janeiro de 2017.

Antonia Batista de Farias

Secretária Municipal de Educação Esporte e Turismo

Prefeitura de Igaracy promove palestra sobre combate e ao abuso sexual em crianças e adolescentes

Prefeitura de Igaracy promove palestra sobre combate e ao abuso sexual em crianças e adolescentes…

Prefeitura de Igaracy promove palestra sobre combate e ao abuso sexual em crianças e adolescentes…

Prefeitura de Igaracy realiza Audiência Pública para debataer LDO 2024

Prefeitura de Igaracy realiza Audiência Pública para debataer LDO 2024…

A prefeitura de Igaracy, através da Secretaria de Administração, realizou nesta sexta-feira(19), uma…

Prefeitura de Igaracy disponibiliza carro Gol para Secretaria de Saúde

Prefeitura de Igaracy disponibiliza carro Gol para Secretaria de Saúde…

Prefeitura de Igaracy disponibiliza carro Gol para Secretaria de SaúdeA prefeitura de Igaracy, dispo…

Prefeitura adquire mais uma ambulância

Prefeitura adquire mais uma ambulância…

A prefeitura de Igaracy adquire mais uma ambulância para beneficiar e atender a demanda no transport…

Prefeitura de Igaracy paga em dia aportes do Seguro Safra

Prefeitura de Igaracy paga em dia aportes do Seguro Safra…

Prefeitura de Igaracy paga em dia aportes do Seguro Safra A prefeitura de Igarac, desde 2017, cum…

O prefeito Lídio Carneiro, inaugurou no final da tarde desta sexta-feira(15), uma rua feita de material intertravado e rejuntado.

O prefeito Lídio Carneiro, inaugurou no final da tarde desta sexta-feira(15), uma rua feita de mater…

O serviço foi executado com recursos próprios e possibilitará mobilidade e qualidade aos moradores.A…

INFORMATIVO 05

INFORMATIVO 05…

I N F O R M A T I V O   0 5        Considerando o Processo Seletivo de Profissionais do Magistério Pú…

Lídio Carneiro consegue mais uma creche para Igaracy

Lídio Carneiro consegue mais uma creche para Igaracy…

O prefeito de Igaracy, Lídio Carneiro, conseguiu uma nova creche para o município, orçada em R$1.116…